segunda-feira, agosto 21, 2006

CRIAR O POSITIVO


Criar a consciência de que o Universo é maniqueísta, onde o bem e o mal se digladiam. Esta dualidade controla o desenvolvimento humano, oportuniza a construção e destruição de grupos diversos em épocas distintas. Faz-nos refletir sobre o que é valorizar o positivo. Positivo ou o que se funda nos fatos e na experiência.
Situações vivenciadas nos permitem filtrar e aprimorar o que de melhor existe para uma vida digna. Em momento nenhum, portanto, deve-se valorizar o que de negativo ocorre nas transformações da sociedade e, sim, apenas buscar, por meio destes acontecimentos, soluções para tornar o convívio social mais harmonioso e valorizar o que ocorre de positivo.

domingo, agosto 20, 2006

RACISMO


Negar a identidade de um povo para subjugá-lo.
A força física não foi capaz de submeter o africano aos caprichos da burguesia européia.
A capacidade intelectual encontrada no continente africano nada ficava a dever aos ditos “superiores”.
Dizer não ao seu igual e convencê-lo que a tonalidade da cor da pele o fazia inferior.
A fome mercantilista e mais tarde capitalista impõem regras nas relações de humanidade. Os grilhões europeus destroem a cultura e conhecimento milenar. A história foi sufocada nas dores da senzala, no fundo das minas de ouro. Ainda permanece ignorada e negada em uma sociedade herdeira desta África próxima e distante.

AFRICANIDADES BRASIL

A miscigenação brasileira é herança da cobiça burguês-religiosa. A África, com sua história milenar e construção do desenvolvimento da humanidade, é subjugada a Europa quinhentista.
Desta forma, ocorre a diáspora africana. O açúcar que vai adoçar mesas européias, amarga na boca do africano escravo.
Africanos que, antes dos europeus, fixaram-se na América. Graças a capacidade de navegadores e comerciantes. Deixam sua herança cultural aos habitantes primitivos do México.